INFORMAÇÕES DA POPULAÇÃO, EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E OUTROS


Brasil > São Paulo > São Paulo

Visita ao Instituto Butantan em SP. Museus, Soros e Vacinas

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

Nas minhas andanças por São Paulo o Butantã não poderia ficar de fora e vou mostrar as principais informações do local, minha experiências e impressões e dicas para quem quer visitar um dos mais importantes institutos dedicados à saúde no Brasil.

Onde fica?

Ele fica localizado no bairro do Butantã na zona oeste da capital paulista. Para quem pretende ir de metrô, você deve pegar a linha amarela e descer na última estação: Butantã. Da estação até a entrada do Instituto, tem um trajeto de aproximadamente um quilometro e meio. Eu fui a pé, mas na volta peguei um taxi até a estação do metrô.

Entrada e acesso

Entrada do Instituto Butantan Entrada do Instituto Butantan

Primeiro, vale lembrar que o acesso é gratuito. Se você for de carro é bem tranquilo também, com bastante espaço para estacionamento, bem como o acesso é bastante tranquilo.

Não há pagamento para a entrada no instituto, portanto o acesso a todas as dependências é gratuito.

Serpentário do Instituto Butantan

Sim, tem uma cobra ali. Sim, tem uma cobra ali.

Logo na entrada há um serpentário e ele é meio ao céu aberto, o que causa um certo medo de ficar por ali. Com um pouquinho de paciência ´possível localizar cobras enormes a assustadoras que ficam confinadas dentro de um espaço delimitado para elas

Museus

Há quatro museus que você pode visitar: Museu Biológico, de Microbiologia, de Saúde Pública Emílio Ribas e o Histórico.

O Museu Biológico conta com uma variedade muito grande de espécies vivas da fauna brasileira, com destaques para cobras, muitas cobras. É bem assustador e confesso que não tive coragem de visita-lo por inteiro. Minha esposa e meu filho foram.

Painel informativo no Museu de Microbiologia Painel informativo no Museu de Microbiologia

O Museu da Microbiologia é um espaço moderno e mais voltado a ações educativas e informativas sobre a ciência dos micro-organismo. Lá é possível aprender sobre bactérias, fungos, larvas e outros. Visualizar no microscópio esses organismos e conhecer muitas informações de como eles de desenvolvem, como são combatidos e etc.

O último de visitei foi o Museu Histórico, onde é possível encontrar muitas máquinas e equipamentos antigos que foram usados por cientistas na produção de vacinas, soros e outros tipos de medicamentos.

Máquina antiga no Museu Histórico Máquina antiga no Museu Histórico

É neste museu que você encontrará inclusive as vacinas que o Butantan já produziu, como a de difteria, tétano e pertussis; Hepatite A, HPV e dTpa; influenza e outras.

Importância do Butantan

Foi possível perceber a importância deste instituto que é do Governo do Estado de São Paulo, para a prevenção de inúmeras doenças e combate a epidemias no país. Desde 2016, o Instituto vem trabalhando inclusive no desenvolvimento de uma vacina contra o Zika Virus, sem contar nos diversos soros e vacinas que foram desenvolvidos lá e que ainda continuam em produção.

Galeria de Cientistas - Butantã Galeria de Cientistas

Na imagem acima, uma sala com um painel que homenageia diversos cientistas que deram grande contribuição no desenvolvimento de vacinas e descobertas importante no combate a doenças. Na data da minha visita, eles eram:

  • Jonas salk
  • Albert sabin
  • Louis pasteur
  • Charles merieux
  • Henrique da Rocha lima
  • Vital brazil
  • Carlos chagas
  • Robert koch
  • Paul ehrlich
  • Emil behring
  • Selman waksman

Quem deve visitar o Instituto Butantan?

Acho muito relevante para qualquer tipo de pessoa, mas especialmente as crianças que poderão ter muitos benefícios em termos de aprendizado, tendo a experiência sensorial como grande atrativo.

A vista não é demorada e uma manhã é mais que suficiente para conhecer bem o lugar.

O Instituto Butantan em São Paulo é um lugar que eu Fui e Gostei.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.