COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp
Não sou de ir muito em estádios, mas durante minha visita a Belo Horizonte, o Mineirão não poderia ficar de fora, visto sua importância para o futebol brasileiro e a sua própria história.Para conhecer o estádio é necessário pagar uma taxa de R$ 30,00 por pessoa que lhe dá acesso inicialmente a um museu do futebol que está anexo à própria estrutura do Mineirão e depois ao estádio propriamente dito.
No museu a visitação é livre e você pode conhecer com calma os painéis, objetos, fotos e muitos outros itens ligados a história do futebol. Eu já tinha ido no museu do futebol no Pacaembu em São Paulo e vi bastante similaridade entre os dois.
Depois para ter acesso ao estádio a visita é guiada e ela inicia com a entrada ao estádio do ponto de vista dos jogadores, isto é, você faz o mesmo percurso que os jogadores fazem quando vão jogar lá. O guia mostra onde param os ônibus com as delegações e por onde entram.
Inicialmente há uma sala de aquecimento que antecede ao vestiário. Ele tem grama sintética e um pequeno gol. Esta sala fica bem em baixo das arquibancadas e segundo ela em dias de jogos os jogadores já sentem ali o calor da torcida que está bem acima.
Depois você tem acesso aos vestiários e conhece as salas, os equipamentos usados, as banheiras de hidromassagens (muitas), a enorme geladeira com gelo que é usado, salvo engado, depois do jogo, entre outros.
Nós entramos e visitamos o vestiário que a Alemanha usou no fatídico jogo que terminou com a goleada histórica de 7 x 1 em cima do Brasil, mas sobre isso falarei a seguir.
Depois dos vestiários fomos conhecer a chamada zona mista que é o local onde as duas equipes se encontram antes de entrar no campo, assim como os árbitros. É neste local bem grande inclusive que está diversos painéis, sendo que um deles chama a atenção por constar todos os jogos da Copa do Mundo de 2014 que foram disputados no Mineirão.
Os jogos que ocorreram no estádio do Mineirão foram:
Dentre os jogos, o último deles chama a atenção. Eu, meu filho e várias pessoas que estavam visitando faziam questão de tirar uma foto próxima ao placar do jogo Alemanha 7 x 1 Brasil que eliminou a Seleção Brasileira da Copa de 2014.
O acesso ao gramado vem logo a seguir e confesso que fiquei impressionado com a beleza do estádio por dentro. É enorme e o gramado muito bonito e muito bem cuidado. Aproveitei para tirar uma dúvida antiga que eu tinha sobre aquelas cores da grama.
Até então eu imaginava que a diferenciação de cores fosse feita com tinta, isto porque eu havia visto eles fazerem isso em um estádio nos Estados Unidos. Mas segundo o guia aquela diferenciação de cores é feita apenas usando direções opostas de corte da mesma. Impressionante!
Normalmente os estádios no Brasil tem arquibancadas de concreto, mas por conta da copa, os estádios tiveram de serem adaptados e o Mineirão passou a receber cadeiras que curiosamente não são da mesma cor, normalmente uma branca e uma cinza.
Da arquibancada é possível ter uma visão muito bacana do gramado e de todo o estádio, inclusive do ponto de vista dos jornalistas que trabalham nas transmissões dos jogos.
O Estádio Mineirão em Belo Horizonte é um lugar onde fui e gostei.
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp