INFORMAÇÕES DA POPULAÇÃO, EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E OUTROS


Brasil

Quais as cinco regiões do Brasil? Como o país é dividido geograficamente?

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

Quais são as cinco regiões em que o Brasil está dividido? Qual o nome dessas regiões, tamanho, estados que fazem parte, população e outras informações sobre essas divisões.

O Brasil está dividido em 5 regiões geográficas o que são compostas por vários estados em cada uma dessas regiões. Seguem abaixo quais são elas e os estados que fazem parte de cada uma delas:

Região Sul

A região que fica mais ao extremo sul do país você faz parte dessa região dos estados do Paraná e, santa Catarina e Rio Grande do sul.

Acredito que uma das características mais marcantes da região Sul do Brasil sejam os traços da colonização europeia que é muito evidente nesta região. Isto impacta de maneira direta na cultura da região, da maneira como as pessoas vivem, trabalho e se relacionam.

A região Sul é também um importante polo industrial, sem contar sua enorme importância na participação do setor agropecuário do Brasil. Os três estados da região contribuem muito para a produção de carnes, soja, milho, arroz, suco de uva, dentre outros produtos de origem agrícola.

As principais cidades dessa região são as capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, bem como outras cidades do interior como Londrina, Maringá, Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Caxias do Sul, dentre outras.

Região Sudeste

É a região mais importante economicamente do país de onde está concentrada boa parte da população brasileira. Faz parte desta região os estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

A região sudeste é marcada por uma grande concentração populacional, especialmente nos estados de São Paulo Rio de Janeiro onde há uma enorme densidade demográfica. É também na região sudeste que nós temos a maior concentração da indústria brasileira, especialmente no estado de São Paulo que é líder na produção industrial no Brasil.

Os estados da região sudeste também são importantes na questão política, como é o caso do estado de Minas Gerais de onde surgiram vários presidentes da república e figuras notáveis no meio político. Para quem estudou história sabe da famosa política café com leite quando os presidentes da república eram geralmente de São Paulo e de Minas e alternavam-se no poder.

As principais cidades dessa região são as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória. Destacam-se também importantes cidades do interior e das regiões metropolitanas como é o caso de Guarulhos, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Santos, Niterói, Uberlândia, Juiz de Fora, Uberaba, dentre outras.

Região Centro oeste

Nessa região está situada a capital federal do país que a cidade de Brasília. Faz parte desta região os estado de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul eu também o Distrito Federal.

Região centro-oeste do Brasil é muito conhecida e lembrada por sua enorme produção agrícola e basicamente os três estados dessa região representa uma boa parcela de todos os grãos que o Brasil produz.

Nos últimos anos com aumento da produção agrícola brasileira, bem como uma pressão por uma maior produção afim de atender a demanda crescente da população mundial, vem colocando cada vez mais os estados dessa região no mapa econômico do Brasil.

Vale lembrar que é também nessa região que está a capital do país, cidade de Brasília no Distrito Federal que fica geograficamente dentro do estado de Goiás.

As principais cidades dessa região são as capitais Cuiabá, Campo Grande, Goiânia e a própria capital Brasília.

Região Nordeste

É a região do país com maior número de estados presentes, são eles: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Piauí.

Região nordeste do Brasil é fortemente marcada por uma cultura intensa e características muito peculiares do seu povo. A faixa costeira é marcada por grandes cidades e grande concentração populacional, sendo também fonte de atrativos turísticos para pessoas de todo Brasil e de outras partes.

O interior já é marcado por uma característica semiárido que enfrentar o grave problema da seca em muitas das suas regiões e que afetam diretamente suas populações, sua produção agrícola e seu meio de sobrevivência. Apesar disso, em muitas partes, há um clima mais favorável para a produção agrícola, especialmente nos estados que estão mais próximos da Amazônia e se beneficia pelo regime de chuvas desta região.

A transposição das águas do rio São Francisco foi uma das obras mais esperadas talvez pelo povo do sertão nordestino, uma vez que esta água tem um papel importante para o abastecimento das cidades, irrigação de lavouras e consequentemente a sobrevivência tanto de pessoas como de animais nesta importante região do Brasil.

As principais cidades dessa região são as capitais Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís e Teresina. Além disso destacam-se também outras cidades como Juazeiro do Norte, Campina Grande, Mossoró, dentre outras.

Região Norte

A região norte é a maior do país em área geográfica faz parte desta região os seguintes estados: Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá.

A região Norte do Brasil tem como principal característica a presença intensa da Floresta Amazônica que é o seu grande patrimônio não apenas desta região, como do Brasil e talvez até da própria humanidade.

Embora seja predominante a presença da floresta nessa região, há áreas abertas com povoações, cidades e produção agrícola. Embora seja muito discutido, um tema que está sempre em evidência é a questão do desmatamento da Amazônia para proporcionar o desenvolvimento econômico da região. O assunto é polêmico e cada vez mais vem ganhando importância das discussões políticas seja no Brasil ou fora do país.

Além da produção agrícola, especialmente aquela associada a própria floresta como a extração de frutos naturais dessa região, como é o caso do açaí, que ganhou popularidade em todo Brasil nos últimos anos, é na cidade de Manaus também que está a Zona Franca de Manaus, um importante polo industrial do Brasil.

As principais cidades dessa região são as capitais Manaus, Belém, Macapá, Rio Branco, Palmas, Porto Velho e Boa Vista.

Quais as regiões brasileiras mais industrializadas?

Quais as regiões brasileiras atualmente são consideradas mais industrializadas? Quais estados do Brasil lidera a industrialização no país e quais as principais indústrias deles?

A região Sudeste é a mais industrializada do Brasil, ela concentra indústrias de diversos segmentos de atividade, principalmente as indústrias alimentares, automobilísticas, metalúrgicas, mecânica, petroquímica e têxtil. Dentre os estados que compõe a região (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo) o estado de São Paulo é o mais industrializado, e as regiões Metropolitanas juntamente com o Vale do Paraíba destacam-se como regiões altamente industrializadas no estado de São Paulo.

O estado do Rio de Janeiro também tem uma indústria bastante diversificada, mas com um especial destaque para a indústria petroquímica que se destaca nesta região.

Merece destaque também o estado de Minas Gerais onde a indústria se destaca especialmente nos setores de automobilismo e metalurgia.

As demais regiões brasileiras geralmente possuem uma indústria bem diversificada, muitas delas voltada ao abastecimento do mercado local ou a manufatura de produtos mais específicos normalmente ligados a economia da região. Embora a região sul seja bastante industrializada, assim como o nordeste e centro-oeste, com destaques para as capitais dos estados dessas regiões.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.