INFORMAÇÕES DA POPULAÇÃO, EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E OUTROS


Brasil

O que é o IDEB?

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

IDEB é a sigla para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, ele é um dos indicadores usados pelo Ministério da Educação para ajudar na condução de políticas públicas direcionadas a educação no Brasil.

O IDEB é calculado com os dados de aprovação escolar e metas de desempenho do Censo Escolar e do SAEB, respectivamente. Tem uma escala de 0 a 10 é considera-se que 6 é uma boa média, comparável inclusive com países desenvolvidos.

Segundo o INEP, que é o órgão que disponibiliza os dados do IDEB, havia uma meta para 2022 de alcançar nota 6.

As notas

As notas são disponibilizadas em três grupos, sendo: ensino fundamental – anos iniciais, ensino fundamental – anos finais e ensino médio.

Para os dois primeiros grupos, ou seja, para o ensino fundamental, há notas disponíveis deste de 2007, já para o ensino médio há notas a partir de 2017.

Outra característica é que as notas também são disponibilizadas levando em conta a educação pública e a educação privada. Embora, o maior interesse acaba sendo mesmo na educação pública, uma vez que esta é de responsabilidade do estado.

No site estadosecidades.com.br, as notas do IDEB que publicamos refere-se a educação pública.

Alguns exemplos:

O IDEB Brasil, ou seja, na soma geral tinha as seguintes notas em 2019, último ano de divulgação dos dados:

  • Ensino fundamental – anos iniciais: 5,7
  • Ensino fundamental – anos finais: 4,6
  • Ensino médio: 3,9

Perceba a diferença dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) para o ensino médio. Esses dados precisam ser interpretados para entender essa diferença.

Também é possível notar diferenças de um estado para outro, como acontece na comparação de São Paulo com o Rio Grande do Norte, por exemplo:

  • Ensino fundamental – anos iniciais: (São Paulo: 6,5) – (Rio Grande do Norte: 4,7)
  • Ensino fundamental – anos finais: (São Paulo: 5,2) – (Rio Grande do Norte: 3,6)
  • Ensino médio: (São Paulo: 6,1) – (Rio Grande do Norte: 5,6)

De novo é preciso interpretar para tentar compreender por que em um estado é possível atingir uma nota bem mais alta do que em outro estado.

Qual a importância deste indicador?

Assim, como outros indicadores, o IDEB é importante pois ele norteia as ações direcionadas à educação e serve como um importante parâmetro para a União, estados e municípios na tomada de decisões em âmbito educacional.

O professor sabe o que acontece na sala de aula e consegue avaliar bem seus alunos, a direção da escola, conhece bem a situação da escola como um todo, mas os gestores municipais, estaduais e nacionais não têm esse contato tão próximo e por isso precisam de ferramentas que possam dizer a eles o que está acontecendo na educação como um todo.

Desta forma, esses indicadores cumprem bem este papel e com eles, ano após ano é possível verificar o progresso ou não de uma determinada região, município ou estado.

Você pode acessar este link no site do INEP que tem as informações sobre o IDEB, as respectivas notas por escola, municípios, estados e Brasil. É possível acessar também a legislação sobre o tema, bem como outras informações pertinentes.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.