INFORMAÇÕES DA POPULAÇÃO, EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E OUTROS


Brasil

Igrejas e religiões no Brasil. Católicos, evangélicos e outros

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

O Brasil é considerado um estado laico, isto é, existe uma separação entre a igreja e o estado. De uma maneira mais simples, podemos dizer que o estado brasileiro não tem uma religião oficial, permitindo assim a prática de qualquer tipo de religião dentro dos limites da legislação brasileira.

Contudo, em termos práticos, o Brasil é um país cristão, ou melhor dizendo, os brasileiros são em sua maioria cristãos. Pelo menos é o que o IBGE apurou no Censo Demográfico de 2010 com base nas respostas dos brasileiros quanto a sua opção religiosa.

Na prática o que esses números mostram não se consolidam e mostram que há uma diferença entre aquilo que as pessoas professam e aquilo que de fato observa-se na sociedade brasileira como um todo.

Pelo menos esta é a opinião de uma parte significativa dos cristãos os mais conservadores, especialmente de evangélicos.

Mas o objetivo neste artigo é mostrar como está distribuída a população brasileira em relação a sua opção religiosa com base nos dados do censo do IBGE de 2010.

Sendo assim, veremos abaixo as principais denominações cristãs, igrejas e outros tipos de credos que são praticados e professados pelos brasileiros.

Católicos

Os católicos são maioria no Brasil, representando 64,99% da população brasileira. Embora esse número tenha sido bem maior no passado, ele ainda mostra que a maior parte dos brasileiros professam ser católicos.

O IBGE identifica os católicos em três grupos, sendo a Igreja Católica Apostólica Romana que representava 99,44% dos católicos, Católica Apostólica Brasileira com 0,45% e Católica Ortodoxa que tinha em 2010 0,11% da população de católicos no país.

Em resumo:

  • 99,44% - Católica Apostólica Romana
  • 0,45% - Católica Apostólica Brasileira
  • 0,11% - Católica Ortodoxa
  • 100% - Total de católicos no Brasil

Evangélicos

O segundo maior grupo são os evangélicos que representavam 22,16% da população brasileira. A quantidade de evangélicos no Brasil tem aumentado significativamente, o que explica, pelo menos em parte, a queda do número de católicos.

Do ponto de vista teológico, os evangélicos podem ser divididos em tradicionais, pentecostais e neopentecostais. O IBGE classifica de maneira diferente, sendo: evangélicos de missão, pentecostais (que inclui tanto os pentecostais como os neopentecostais) e evangélica não determinada.

Os evangélicos de missão representavam 18,18% do total de evangélicos no Brasil. Eles São representados pela Igreja Presbiteriana, Batista, Metodista, Luterana, Congregacional, Adventista e outras.

Os evangélicos pentecostais, segundo o IBGE, representavam 60,01% da população evangélica no Brasil. Eles são representados pela Igreja Assembleia de Deus, Congregação Cristã no Brasil, Igreja O Brasil para Cristo, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Universal do Reino de Deus, Casa da Benção, Igreja Deus é Amor, Igreja Maranata, Igreja Nova Vida, dentre outras.

Já a classificação de evangélicos não determinados representavam 21,80% da população evangélica brasileira. O IBGE não especifica exatamente quais as igrejas que compõe esse grupo e portanto, não é possível fazer uma identificação mais precisa deles aqui.

Em resumo:

  • 18,18% - Evangélicos de missão ou de igrejas tradicionais
  • 60,01% – Evangélicos pentecostais e neopentecostais
  • 21,80% - Evangélicos não determinados quanto a igreja ou identificação histórica
  • 100% - Total de evangélicos no Brasil

Observação: existem muitas igrejas consideradas tradicionais que se identificam com os pentecostais. Isto se aplica a muitas igrejas batistas, presbiteriana, luteranas, dentre outros.

Igrejas Evangélicas

O gráfico abaixo mostra como estava distribuída a população evangélica nas diversas igrejas. Os números são de quantidade de membros e deve ser levado em conta que são dados de 2010, quando o último Censo Demográfico do IBGE foi realizado.

Evangélicos no Brasil | Arte: site Evangelização (usado com permissão)

 

Outras religiosidades cristãs

Segundo o censo de 2010, existem outras religiosidades cristãs que representavam 0,77% da população brasileira.

Outras religiosidades

Abaixo vemos uma tabela que representa as outras tradições religiosas pelas quais muitos brasileiros se declararam praticantes:

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias0,12%
Testemunhas de Jeová0,73%
Espiritualista0,03%
Espírita2,02%
Umbanda0,21%
Candomblé0,09%
Outras declarações de religiosidades afro brasileira0,01%
Judaísmo0,06%
Hinduísmo0,00%
Budismo0,13%
Novas Religiões Orientais (os 2 abaixo)0,08%
- Igreja messiânica mundial0,05%
- Outras novas religiões orientais0,03%
Outras Religiões Orientais0,01%
Islamismo0,02%
Tradições Esotéricas0,04%
Tradições Indígenas0,03%
Outras Religiosidades0,01%
Sem religião (os 3 abaixo)8,04%
- Sem religião7,65%
- Ateu0,32%
- Agnóstico0,07%
Não determinada e múltiplo pertencimento (2 abaixo)0,34%
- Religiosidade não determinada / mal definida0,33%
- Declaração de múltipla religiosidade0,01%

Algumas observações sobre a tabela acima:

  • Uma parcela significativa da população brasileira se declarava sem religião (8,04%). Apesar da grande quantidade de confissões religiosas, especialmente de cristãos, é relativamente alto este percentual de pessoas que não professam nenhuma fé.
  • A quantidade de pessoas que se declaram espírita também é bastante alto (2,02% da população brasileira).
  • Como pode ser visto nos dados acima, a prática religiosa no Brasil é bastante diversa e embora tenha maior representação nos grandes grupos, existe uma variação grande de igrejas, religiões e credos em solo brasileiro.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.