INFORMAÇÕES DA POPULAÇÃO, EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E OUTROS


Brasil

Educação no Brasil: Básica e superior

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

A educação no Brasil passou por diversas mudanças ao longo do tempo e hoje podemos dizer que ela se divide em dois grandes grupos, sendo a educação básica e a educação superior.

Desta forma, abaixo temos uma explicação mais detalhada de como está subdividido esses dois grandes grupos.

Educação Básica

A educação básica no Brasil é bastante extensa e contém algumas subdivisões. Ela começa com ensino infantil e termina com ensino médio, como podemos observar abaixo.

Ensino infantil

O ensino infantil é a primeira etapa da educação básica para crianças de 0 a 5 anos de idade. E ela pode ser dividida em creche e pré-escola. Essas duas etapas faz uma distinção por idade sendo a creche a primeira delas para as crianças mais novas e à para a escola já é destinada para aquelas crianças um pouco maiores.

Vale lembrar que a obrigatoriedade da matrícula na educação infantil se aplica para crianças a partir de 4 anos de idade completados em 31 de março do ano que ocorrer a matrícula.

Nesta modalidade são trabalhadas muitas brincadeiras, pois acredita-se que as crianças aprendam brincando. Mas também existem atividades pedagógicas, especialmente na para a pré-escola já se preparando a criança para a sua sequência no processo educativo.

Ensino fundamental

O ensino fundamental é composto por nove anos e é o mais extenso de todos. Os cinco primeiros anos são chamados de anos iniciais e os quatro últimos anos de anos finais.

Desta forma temos:

  • Ensino fundamental - anos iniciais: do primeiro ao quinto ano.
  • Ensino fundamental - anos finais: do sexto ao nono ano.

Uma diferença significativa para o aluno ocorre na mudança do quinto para o sexto ano, pois nos anos iniciais, geralmente os alunos têm um mesmo professor. Já a partir do sexto ano terá um professor para cada matéria, modelo este que se seguirá até a conclusão do ensino médio.

Assim como acontece nas demais modalidades da educação básica, o ensino fundamental pode ser feito em escolas públicas e particulares. Existem diferenças em termos de estrutura, proposta pedagógica, dentre outras, mas o currículo escolar é o mesmo.

Ensino médio

O ensino médio á a modalidade que encerra a educação básica e ele ocorre após a conclusão do ensino fundamental. Ele é feito em 3 anos e pode ser concomitante com o ensino técnico.

Geralmente esta etapa recebe uma atenção significativa por ser considerada preparatória para a faculdade. Assim, muitos valorizam bastante o ensino médio de qualidade para ter uma boa preparação para os processos seletivos das faculdades e universidades.

Nesta modalidade, algumas escolas oferecem também os cursos técnicos que podem ser feitos de forma concomitante.

Educação superior

A educação superior é a etapa que ocorre após a conclusão do ensino médio e ela pode ser dividida em graduação e pós-graduação.

Graduação

Na graduação é possível encontrar cursos de bacharelado, licenciatura e tecnologia, como podemos ver abaixo:

O bacharelado habilita o concluinte a exercer tanto a atividade acadêmica, como profissional na área de estudo, podendo encontrar cursos de diversas áreas, como: direito, medicina, administração, engenharia, agronomia, entre outros. Os cursos podem ser de 4 ou 5 anos e normalmente focam em uma formação mais sólida.

Na educação superior a modalidade de licenciatura é usada para a formação de professores para atuarem no ensino infantil, fundamental e médio. São exemplos: pedagogia, história, letras, geografia, entre outros. Os professores tanto da rede pública, como da rede particular precisam ter formação na área em que desejam lecionar, mas na modalidade de licenciatura.

Por fim, os cursos de tecnologia conferem grau de tecnólogo ao concluinte. São conhecidos também como curso de curta duração ou curso de 2 anos. Muitos desses cursos são encontrados nas modalidades de educação a distância. Exemplos: RH – Recursos Humanos, TI – Tecnologia da Informação, secretariado, marketing, dentre outros.

Pós-graduação

Disponível aos concluintes de uma graduação seja bacharel, licenciatura ou tecnológica. A pós-graduação pode ser: Lato sensu ou Stricto sensu.

Lato sensu: Lato sensu também conhecido como cursos de especialização, são amplamente procurados por pessoas que desejam fazer uma especialização na área de formação ou mesmo em área correlata, como forma complementar ou que de alguma maneira venha contribuir com o seu currículo profissional. Existe o famoso MBA que é um tipo de pós-graduação na área de administração.

Stricto sensu: Já o stricto sensu, está direcionado para área cientifica e acadêmica relacionada à pesquisas, estão divididas em mestrado e doutorado. Eles são muito valorizados na área acadêmica, seja para a pesquisa, bem como para lecionar na educação superior. Os concluintes recebem a titulação de mestre e doutor, respectivamente.

Com informações de Dúvidas mais frequentes sobre a educação infantil no portal do Ministério da Educação.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp

VEJA TAMBÉM

Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.